Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2013

Torne-se um Radioamador

Abaixo alguns termos utilizado pelas pessoas amantes do radioamadorismo. Para você que precisa de algum meio de comunicação em lugares onde o celular comum não chega, talvez seja uma saida. Leia o artigo e informe-se.

Quando comecei com o offroad, rapidamente percebi o valor da comunicação entre o grupo... a cada enrosco, a cada atalho, a cada caminho desbravado, a comunicação demonstrava sua importância e muitas vezes, absoluta necessidade. 
Como todo mundo, comecei com o PX, técnicamente conhecido como 11 metros, e para isto vc precisa apenas comprar o equipamento certo, no meu caso um Cobra 19 DXIII e registrar-se na Anatel. O alcance é limitado, o que muitas vezes é conveniente pois afasta intrusos e chatos de plantão, permitindo assim que vc possa viajar ou fazer uma trilha e ir batento um papo como se estivesse no sofá da sua sala.
Mas como sempre, as nossas necessidades vão se expandido... e ao iniciar-me nas aventuras offroad de longa distância, percebi rapidamente que nos locais distantes, a comunicação com o PX tornava-se um problema. Mesmo em casos de resgate na trilha, o pequeno alcance deste tipo de comunicação causava sempre alguns transtornos. Foi então que ouvi falar do PY.
Mas o que é PY ? 
Bom, é necessário corrigir alguns termos e aprender outros. Vamos tentar didaticamete :
PX : Prefixo da licença concedida a operadores da "Faixa do Cidadão"
Faixa do Cidadão : Intervalo de frequência de 26,9 a 27,6 Mhz, também denominada 11 metros (300.000 dividido pela frequência)
PY : Prefixo da licença concedida a Radioamadores classe A ou B
Radioamador : Operador licenciado pela Anatel para utilizar diversas faixas de frequência. As faixas de frequência são atribuidas conforme a classe do Radioamador, sendo que para cada classe é feito um exame de avaliação com conhecimentos específicos.
VHF : Very High Frequency, utilizada geralmente para identificar a faixa de frequencia de 144 a 148Mhz, também denominada 2 metros. Esta é a faixa de entrada do Radioamador, pois a primeira fase de exames irá fornecer qualificação e licença para operar nos 2 metros, além das faixas de 6 metros, 1,3 metros e 0,7 metros, esta última conhecida como UHF.
Portanto, o que normalmente chamados de PY nada mais é do que o prefixo de um Radioamador licenciado pela Anatel, que após prestar vários exames e testes como o uso de código morse, foi habilitado para operar em todas as faixas de frequência reservadas para a comunicação de rádio.
O primeiro estágio de rádioamador é tirar sua licença para operar em VHF e UHF. Esta licença vai receber o prefixo de ZZ e vai poder acessar a faixa dos 2 metros, onde se encontram várias repetidoras. Se você quiser ver alguns modelos de Radioamador verifique o site da Deal Extreme, lá você encontrará diversos equipamentos para todos os gostos e bolsos.
Repetidora : Equipamento mantido por radioamadores, de forma totalmente filantrópica, que permite a duas estações se comunicarem atráves dela, aumentando assim a distância de alcance na comunicação.
Em um mudo digitalizado e informatizado como o nosso, faz sentido ser radioamador ? Na minha opinião sim...
O Radioamador não é um técnico em comunicação, ele é um RADIO COMUNICADOR ! E para ser um comunicador, ele precisa se comunicar, ou seja, falar de forma proveitosa para ele e para os outros ! O rádio é apenas o equipamento técnico, ou seja, o meio e não o fim.
Vc deve imaginar ou até ter presenciado o caos decorrente de alguns recentes eventos da história da humanidade : Os grandes incêndios nos EUA, a pane elétrica geral no Brasil e recentemente em New York, as enchentes de alguns anos atrás no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os terremotos, tufões, ou panes localizadas no sistema de telecomunicações... como vc acha que a sociedade civil se organizou nestes casos ???? Com apoio de rádioamadores... 

Veja mais curiosidades em Anderson Cunha - ZZ2TBX

Nenhum comentário:

Postar um comentário